Notícias

O QUE É LEVADO EM CONSIDERAÇÃO NA AVALIAÇÃO DO IMÓVEL?

Saiba como o imóvel dado em garantia na contratação do  refinanciamento é avaliado.Para contratar o refinanciamento  imobiliário é preciso apresentar um imóvel como garantia ao  empréstimo.Os laudos são produzidos por empresas parceiras de  todo o território nacional.A metodologia para se avaliar imóveis  residenciais e comerciais é a mesma, assim como a comparação de dados de mercado. Os atributos é que vão variar de um para o outro, pois o que se deseja num imóvel residencial não tem relação com aquilo que se espera num imóvel comercial”, afirma.


   No momento da análise, um avaliador vai até o local para verificar algumas condições. Primeiramente, observa-se se a infraestrutura da localização do imóvel: se possui água encanada, se possui esgoto sanitário ou esgoto pluvial, energia elétrica, distribuição de gás central, ruas pavimentadas e iluminação pública. Também é levado em consideração se a região possui algum restritivo, como risco de inundação ou comunidades de baixa renda nas proximidades. Outro ponto importante observado é que tipo de serviços existem nas proximidades do imóvel como estação de metrô, pontos de ônibus, comércio, escolas, rede bancária, parques e praças, opções de lazer e segurança, pois tudo isso interfere na valorização do patrimônio. Fatores como o tipo (plano, com desnível, com declive) e o formato (regular ou irregular) do terreno em que o imóvel está construído também são considerados.
   Além disso, avalia-se o padrão de acabamento do imóvel, de que é feita a fachada, o estado de conservação geral, o número de pavimentos, qual a idade aparente do imóvel. Vagas de garagem, elevadores e áreas comuns também entram na avaliação. Assim como a infraestrutura oferecida pelo condomínio como playgrounds, salão de festas, salão de jogos, sala de ginástica, quadras esportivas, piscina, sauna, churrasqueira, jardins, pista de caminhada, TV a cabo, antena parabólica, vigilância eletrônica, sistema de interfones, lavanderia, gerador, lojas de conveniência e depósito individual.
Por fim, observa-se o imóvel propriamente dito. Quantidade de cômodos, metragem de cada um, como estão distribuídos no espaço, estado de conservação, elétrica e hidráulica, ventilação, iluminação, ruído, pisos e acabamentos.Depois de avaliados os detalhes do imóvel em particular, são considerados outros cinco imóveis da região que sigam o mesmo padrão e seus valores de venda. É considerado o valor de liquidez em 30 dias. Por isso, muitas vezes o valor de avaliação é diferente do valor de venda esperado pelo cliente, que tem em mente o valor de venda no mercado. Depois de considerar seus valores de venda e liquidez chega-se a um valor de mercado final do bem a ser dados em garantia.

Informatiza